Aprenda a rezar com os Salmos de forma simples
Escrito por Giovana Marques
08/07/2025 08:53

Nosso cotidiano está cheio de acontecimentos que desencadeiam sentimentos, por vezes inesperados, como a tristeza e a alegria.
Em muitos desses momentos, podemos nos sentir sozinhos ou incompreendidos. O que nos ajuda é a oração, pois diante de Deus não somos desconhecidos, pelo contrário, somos vistos e ouvidos.
Dentre as várias orações, existem os Salmos, que não são textos teóricos, mas dotados de humanidade. Sabe por quê? Trata-se de invocações ou louvores, relacionados aos dramas e contentamentos reais que vivemos, que nascem na experiência viva da nossa existência.
O que o Papa Francisco nos ensina sobre os Salmos?
Conforme dizia o saudoso Papa Francisco, este é um livro da Bíblia que “nos comunica ‘o saber rezar’ através da experiência do diálogo com Deus.”. Em uma de suas catequeses, em junho de 2024, Francisco indagou:
“Eu me pergunto: vocês rezam com os salmos algumas vezes? Peguem a Bíblia e rezem um salmo. Por exemplo, quando estão um pouco tristes por terem pecado, rezam o salmo 50? Existem muitos salmos que nos ajudam a ir em frente. Criem o hábito de rezar com os salmos.”
No livro dos Salmos, você encontra textos sobre os sentimentos humanos e pode rezar com os salmistas temas como:
Confiança em Deus (Sl 3)
Pedido de Socorro (Sl 12)
Hino à providência divina (Sl 33)
Pedido de sabedoria e de perdão (Sl 39).
Nossa vida é breve, somos peregrinos, e quem faz oração sabe que tem valor para Deus. Justamente por isso, faz sentido clamar. Segundo Francisco, isso é fundamental: rezamos porque temos a certeza de que somos valiosos aos olhos do Pai.
O Espírito Santo desperta em nosso interior essa consciência, e a graça nos impulsiona à oração.
Como posso rezar com os Salmos?
O Papa Francisco nos ensinou que, para os recitar, basta ser quem somos. Os Salmos expressam o coração do povo de Deus que caminha em meio a tantas situações diferentes a cada dia. Nesse sentido, ele ensinou também que devemos rezar como se fôssemos nós os autores.
Deixe-se tocar pelo que está vivendo
Antes de abrir a Bíblia, se pergunte: Como estou me sentindo hoje? Você pode escolher um salmo, entre os 150 presentes no livro, que esteja de acordo com o que você está vivendo no momento. Acima, já foram citados alguns exemplos.
Leia em voz alta e com calma
A oração do salmo é uma conversa com Deus, por isso leia com atenção e pausadamente. Se algum versículo te chamar atenção, repita-o e reflita a partir dele. Acontece com muitas pessoas de se identificarem muito com algum texto, chegam até a memorizá-lo, e ele passa a ser uma oração comum nas fases da sua vida.
Crie o hábito: um salmo por dia
Reserve um momento do dia para fazer uma breve pausa para a leitura meditada. Pela manhã, logo ao acordar, é uma ótima opção, pois o diálogo com Deus por meio do Salmo pode refletir pelo seu dia e ajudar a estar bem e próximo Dele.
Fonte e Fotos: A12.com
Comentários (0)